A classificação biológica

A classificação biológica

É de esperar que espécies de hoje compartilham alguma semelhança herdada de um ancestral comum. Essas características herdadas da ancestralidade em comum são chamadas homologias evolutivas. A busca por homologias de diferentes grupos de seres vivos é a base para determinar o seu grau de parentesco evolutivo - quanto maior o número de homologias entre duas espécies, mais evolutivamente próximas elas são. Como podemos notar nas imagens abaixo:




Cladogramas:

Os cladogramas são esquemas gráficos semelhantes às árvores filogenéticas, porém segundo os princípios dessa semântica. Um desses princípios é que novas espécies sempre surgem por cladogênese.



Os terminais são as espéciaes provenientes das características de tal grupo. A cladogênese é uma característica comum entre os terminais. Os nós são a junção dessas características. Ramos são as características exclusivas. Ou seja, cada terminal de um ramo (X,A,B,C e D) representa um grupo ou espécie atual. Cada nó indica um ponto de diversificação e representa a cladôgenese que deu origem aos grupos representados acima dele, os ancestrais comuns exclusivos dos ramos.



Comments

Popular posts from this blog

Molúscos

Artrópodes

Poríferos