Classe Aves

     Nas aves os membros anteriores são geralmente transformados em asas que permitem o voo, enquanto os membros posteriores - as pernas - permitem-lhes andar, correr ou nadar. Existem cerca de 9 mil espécies conhecidas de aves. 

Cardeais designam várias aves passeriformes.
Os quivis vivem na Nova Zelândia e têm asas menores.

Tucanos, normalmente, econtrados na mata Atlântica e na floresta Amazônica.
Emu da Austrália são uma das maiores aves do mundo.
As emas vivem nos campos e cerrados brasileiros.

    Têm pele seca e sem glândulas. Os anexos epidértmicos exclusivos do grupo são as pernas, que contribuem para a manutenção da temperatura corpórea e são fundamentais para o voo.
    Em dias frios o arrepio das epnas retém uma camada de ar em torno da pele, que é aquecida pelo calor liberado pelo próprio corpo do animal. Essa camada funciona como isolante térmico.
    As penas de algumas aves são mantidas impermeabilizadas à água por uma secreção oleosa produzida pelas glândulas uropigiana próxima da cauda. Em várias aves como patos, cisnes ou marrecos essa impermeabilidade possibilita que seu nado seja favorável. Além disso suas patas possuem uma certa membrana entre os dedos, o que também ajuda para a natação.

Cisne
Marreco

Pato

    Seu metabolismo assim como os mamíferos, são animais endotérmicos, pois utilizam o próprio metabolismo como principal fonte de calor. Dessa forma, também podem ser chamadas de homeotérmicos, por manter a temperatura corporal constante, independente da variação ambienteal. Podem ser considerados de sangue quente, visto que, mesmo em baixas temperaturas ambientais, os tecidos internos estarão em temperaturas próximas a 38ºC.
    Sua digestão possui um sistema digestório completo, com bico córneo ao redor da boca e terminação em cloaca. Não apresenta dentes.
    A respiração é pulmonar. Os pulmões apresentam sacos aéros que armazenam ar e se prolongam pelo interior dos ossos, que, por isso, são chamados ossos pneumáticos. Os sacos aéreos e os ossos pneumáticos aumentam a capacidade respiratória do animal e diminuem o peso específico do corpo, melhorando o voo.





    O coração das aves tem quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Uma característica marcante das aves em relação aos mamíferos é que a artéria aorta é virada para o lado direto ao sair do coração. Sua circulação é fechada, dupla e completa. Por ser completa, o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial; isso contribui para a homeotermia, pois os tecidos são irrigados pelo sangue oxigenado.

Carinatas e Ratitas

    As aves que voam são habitualmente chamadas de carinatas e as aves ratitas não voam, porém elas correm.
    Os avestruzes atingem velocidade de até 40 km/h. São nativos da África e representam as maiores aves da Terra, com dorso de 1,80 m e peso de até 140 kg.





Comments

Popular posts from this blog

Molúscos

Artrópodes

Poríferos