Cnidários e Celenterados

Os Cnidários e Celenterados

Os celenterados ou cnidários (do grego enteron: intestino; knidos: urticamente) são animais aquáticos predominantemente marinhos que podem nadar livremente ou viver fixos no fundo do mar rios sozinhos ou formando colônias.

Imagem retirada de link e do filme Procurando Nemo no dia 08/06/2020 às 15:42.


DicaTdF – Procurando Nemo 3D | Super
Imagem retirada de link e do filme procurando Nemo no dia 08/06/2020 às 15:43.

Primeiramente, os Cnidários são mais complexos que os Poríferos, principalmente por possuírem tecidos. Os Celenterado foram os primeiros a apresentar uma cavidade digestiva(gastrovascular) e tecidos verdadeiros(endoderme e a ectoderme).
Esses tecidos originam, com as células epitélio-digestivas: A gastroderme; e com as células musculares: A epiderme. Por possuírem dois tecidos são caracterizados como diblásticos.
Estes, diferente do que os Poríferos, tem simetria radial; e possuem células nervosas numa rede difusa presente na Mesogleia, uma massa gelatinosa secretada por células das duas camadas. A mesogleia dá suporte físico ao corpo cnidário constituindo um esqueleto elástico e flexível.

Celenterados - Cnidários | Educabras
Imagem retirada de link no dia 08/06/2020 às 15:59

Os Cnidários são chamados assim por causa de suas células (cnidócitos). Dentro dos cnidócitos tem os nematocisto, uma célula urticante, muito venenosa.

O que são nematocistos - função - Planeta Biologia
Imagem retirada de link no dia 08/06/2020 às 16:09.

Funciona como um "arpão" que perfura a pele dos organismos e injeta o veneno. Este é "acionado" pelo cílio sensorial.

Nos Cnidários a evolução embrionária ocorre a invaginação (Gastrulação) ocasionando os dois folhetos embrionários: endoderme e ectoderme. A partir dos Cnidários todos os animais serão do sub-reino Eumetazoa. Fazem parte dos Eumetazoa quem possui gastrula, folhetos embrionários e tecidos.

O animal é tipo de um cilindro possui tentáculos em volta da boca, quando ainda embrião o blastóporo formará a boca. Sua cavidade interna, onde ocorre a digestão e a absorção do alimento é denominada cavidade gastrovascular, revestida pela gastroderme.

Os Cnidários terão uma forma cilíndrica, tendo assim sendo os primeiros a terem a simetria radial. Como se o animal pudesse ser dividido em duas partes iguais por qualquer plano.

Plantão de Estudos
Imagem retirada do link no dia 08/06/2020 às 16:39.


É a primeira vez desde o início da Terra que um Animal tem neurônios. Ou seja eles tem memória, conseguem sentir dor e tem a sensação da fome.

BIOLOGIA - CIÊNCIA DA VIDA: CNIDÁRIOS OU CELENTERADOS
Imagem retirada do link no dia 08/06/2020 às 16:49.


Também é o primeiro filo que vai ter duas formas de vida Medusa e Pólipo.

A reprodução pode ser sexuada ou assexuada. É comum a ocorrência da metagênese ou alternância de gerações. No caso de alternância de gerações: a fase sexuada é representada pela forma medusóide; a fase assexuada, pela forma polipóide. 

Cnidários – Biologia das Gurias
Imagem retirada de link no dia 08/06/2020 às 16:59.
ASSEXUADA

Em certos pólipos de hidrozoários e antozoários formam-se pequenos brotos que posteriormente se soltam, originando indivíduos independentes. No caso o brotamento. Em algumas espécies, os brotos permanecem unidos, nas colônias.

SEXUADA

Na maioria das vezes essa reprodução apresenta uma fecundação externa. Os óvulos e espermatozoides são liberados pelos genitores e a fecundação ocorre na água. Também há uma fecundação interna, na qual os espermatozoides penetram a boca e vão ao encontro dos óvulos retidos na cavidade da  gastrovascular da fêmea.

Resumindo a reprodução

Os pólipos da Obelia, por exemplo, tem a fecundação assexuada e originam as medusas que, essas por sua vez se reproduz de forma sexuada e originam novos pólipos, que feche o ciclo.


Filo dos celenterados
            CLASSE                         CARACTERÍSTICAS                       EXEMPLOS                
 Hydrozoa pólipos
predominantes
 Hydra (dulcícolas)
Obelia (colonial)
Phyzalia
(caravela coloniais)
 Scyphozoa medusas
predominantes
(águas-vivas)
 Aurelia
Tamoya
 Anthozoa Exclusivamente 
polipóides
 Actinia
(anêmonas-do-mar)
Corais(com exoesqueletos calcários que participam da formação de recifes)
 Cubozoa medusa
(lembram um sino de forma cúbica)

 Chiropsalmus quadrumanos (presente na costa brasileira)
 Staurozoa menos de 5cm de diâmetro típico de águas profundas e frias.
Somente a fase de medusa.
 Lucernaria quadricornis.


A alimentação dos Cnidários é feita de peixes larvas, outros Cnidários, crustáceos etc. Ao redor de sua boca há vários tentáculos, neles há uma maior concentração de neurônios. Esses tentáculos são  longos e tubulares, permitindo levar o alimento até sua boca, abertura da cavidade gastrovascular. Todo o processo digestório esta presente em uma cavidade, por final ele é excretado também pela boca, sendo então nomeado como um sistema digestório incompleto. 

Água-viva | caravela
Imagem retirada do link no dia 08/06/2020 às 19:42
A cavidade gastrovascular além de ser onde se inicia a digestão, participa da distribuição do alimento pelo corpo. Nos Cnidários a digestão começa de forma extracelular e termina de forma intracelular.




Comments

Popular posts from this blog

Molúscos

Artrópodes

Poríferos