Zoologia
Reino Animalia
O reino metazoa ou animal, agrupa organismos heterótrofos multicelulares (=pluricelulares), que possuem, geralmente, tecidos bem definidos.
Uma classificação mais grosseira divide os animais em dois grandes grupos: os vertebrados e os invertebrados, levando em conta a presença ou não, respectivamente, de vértebras.
O principal critério de divisão dos animais em grupos bem definidos é a organização corporal básica, além das características selecionadas em seu processo de evolução básica.
Simetria: Algo apresenta simetria quando um corte em seu eixo central o divide em duas metades iguais.
Na simetria esférica qualquer plano que passe pelo eixo central divide o objeto em duas metades simétricas. Quase não ocorre em animais.
Na simetria radial planos longitudinais dividem os objetos em duas metades iguais, ou seja, são cilíndricos.
Na simetria bilateral apenas um plano divide o objeto em duas metades iguais, direita e esquerda. Existem alguns planos que não necessariamente irão, resultar duas imagens iguais. O plano Sagital, divide o corpo ao meio. O plano transversal quando é cortado o comprimento do animal; e o plano frontal, que divide entre a metade dorsal e ventral.
Desenvolvimento embrionário
Após a fecundação, o zigoto sofrerá várias divisões formando então uma massa esférica de células com uma cavidade interna. Essa massa de células (blástula) começará a se dobrar para dentro, sofrer o processo de invaginação, diminuindo a cavidade existente e formando outra denominada arquêntero. O arquêntero originará a cavidade digestiva dos animais. A abertura do arquêntero para o meio externo chamasse blastóporo e poderá originar o ânus (deuterostômios) ou a boca do animal (protostômios).
O zigoto possui uma distribuição de nutrientes, os vitelos. Dependendo da disposição no zigoto temos uma classificação:
- Isolécito,(= oligolécitos, alécitos) possuem pouco ou nenhum vitelo, que estão uniformemente distribuído pelo citoplasma;
- Heterolécito,(= mesolécito) possui uma quantidade intermediária de vitelo e ela esta distribuída irregularmente onde fica o núcleo e onde se concentra a maior parte do vitelo;
- Telolécito, possuem muito vitelo no poo vegetativo; e
- Centrolécito o vitelo está no centro do ovo e desloca o citoplasma para a periferia.
Cada classificação terá um tipo de segmentação diferente como:
- Holoblástica igual (Isolécito);
- Holoblástica desigual (heterolécito);
- Meroblástica discoidal (telolécito); e
- Meroblástica superficial (centrolécito).
Após o término de cada segmentação é formada a mórula. Quando a mórula é formada as células e irá se formar a blástula, as células irão para a periferia e deixar um espaço no meio.
As duas camadas diferentes de células originadas do dobramento da blástula originarão dois folhetos embrionários. Alguns animais apresentam apenas dois folhetos (animais diblásticos), enquanto outros apresentam um terceiro folheto (animais triblásticos). Desses folhetos embrionários se originarão os tecidos do animal.
Após a formação da gastrula, começam haver algumas mudanças dentro delas, como na imagem:
No processo Esquizocélico, a clivagem é determinada, formarão os protostômios. E Enterocélico, a clivagem é radial e formará os deuterostômios.
Na imagem podemos perceber que o produto final possui celoma, porém nem todos são assim. Existem condições acelomado, pseudocelomado (=blastocelomado) e celomado.
Comments
Post a Comment