Classe Reptilia
Os répteis constituem os primeiros vertebrados efetivamente equipados para a vida terrestre em lugares secos. Surgiram a partir dos anfíbios, há cerca de 350 milhões de anos. A Terra já conheceu répteis gigantes no passado, como os dinossaros, que "dominaram" o planeta por séculos. Atualmente, a classe compreende os crocodilos, os jacarés, as cobras e as tartarugas, entre outros.
Muitos répteis viveram e continuam vivendo na água. É o caso de algumas espécies de tartarugas. Mas o grupo dos répteis se notabilizou por abrigar representantes que, ao longo da evolução, constituíram os primeiros vertebrados a conquistar efetivamente o ambiente terrestre.
Características gerais dos répteis
A pele é rica em queratina e seca, contribui para a adaptação dos répteis à vida terrestre, em lugares secos, por protegê-los contra a excessiva perda de água para o meio externo. A pele, destituída de glândulas, pode apresentar escamas, placas dérmicas ou carapaça.
São os primeiros animais dotados de âmnio, um saco embreionário que delimita o ovo numa cavidade cheia de líquido onde o embrião se desenvolve e fica protegido contra desitratação e choques mecânicos. Também são os primeiros a ter alantoide, uma outra parte dentro do embrião, que armazena excretas e participa de trocas gasosas.
Respiração: Pulmonar (pulmões alvelares); Os pulmões dos répteis têm superfícies respiratórias mais desenvolvida do que a dos anfíbios. Assim, são mais eficientes para promover as trocas gasosas com o sangue e "dispensam" a função da pele como órgão de respiração.
Características que tornaram possível a conquista da terra firme
- Presença de pele seca e relativamente impermeável;
- Fecundação interna;
- Presença de ovos com casca grossa;
- Presença de órgãos respiratórios internos;
- Presença de âmnio e alantoide; e
- Excreção de ácido úrico.
Comments
Post a Comment