PROTOZOOSES - Doenças

Malária

Essa doença é causada por protozoários do gênero Plasmodium que pertencem ao grupo dos Apicomplexos. Os apicomplexos tem como características:


  • Presença de um tipo de plastídio, o apicoplasto; e
  • complexo apical nos estágios esporozoíto e merozoíto de seu ciclo de vida.
A malária é transmitida ao homem através da picada de fêmeas infectadas do mosquito Anopheles, que são hematófagas.


As espécies de Anopheles brasileiras algumas delas são: Anopheles aquasalis ,Anopheles galvaoi, Anopheles albitarsis, Anopheles evansae, Anopheles nuneztovari e Anopheles triannulatus davisi.

E produzem quais formas da doença?

Enquanto suga o sangue a fêmea Anopheles, injeta nos nossos vasos sanguíneos sua saliva anticoagulante. Nessa secreção anticoagulante está a forma infestante chamada de esporozoítos.



Os esporozoítos são levados pela corrente sanguínea até o fígado e penetram nas células hepáticas onde se multiplicam assexuadamente gerando entre 6 e 16 dias depois, de 2 mil a 40 mil novos protozoários agora chamados de merozoítos. 
Os merozoítos penetram nas hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) onde podem produzir entre 8 e 24 novos merozoítos. As hemácias infectadas se rompem liberando na corrente sanguínea novos merozoítos, que infectam hemácias sadias repetindo o ciclo, ao liberarem os merozoítos liberam também substâncias tóxicas que causam febre de 39ºC a 40º C e calafrios.

Amebíase

Também conhecida como disenteria amebiana, a amebíase é uma parasitose causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. Este protozoário não possui flagelos ou cílios e o seu deslocamento ocorre por meio de pseudópodos, que são expansões do citoplasma. Habitam preferencialmente o intestino grosso (na forma de cistos), sendo o homem o seu único hospedeiro.


Transmissão

A transmissão ocorre pela ingestão de alimentos e água contaminados com os cistos das amebas. Infelizmente ela esta mais presente em cidades onde há pouco/nenhum tipo de saneamento básico. A sua transmissão é feita pela água ou comida contaminada, elas são contaminadas por causa do saneamento inexistente.

Prevenção

Sua prevenção no entanto é 

  • proporcionar saneamento básico para toda a população;
  • utilizar sempre que possível água tratada para beber;
  • lavar as mãos antes e após as refeições;
  • lavar bem frutas e hortaliças e deixá-las de molho em uma solução de água sanitária e água (1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água)
  • filtrar e ferver (por no mínimo 20 minutos) água de poço ou rios antes de bebê-las;
  • evitar o contato com fezes humanas;
  • lavar com muita água e sabão se tiver tido contato com fezes humanas.


Leishmaniose

A doença Leishmaniose é causada por um protozoário do gênero Leishmania. Tem como vetor o mosquito fêmea do gênero Flebotomíneo, no Brasil e em outros países da América do Sul tem o mosquito Lutzomyia que é uma classificação do Flebotomíneo, também do gênero feminino. A Leishmaniose tem como hospedeiro definitivo o ser humano e, como intermediário o inseto; tendo também seu ciclo Heteroxênico, ou seja, para que o ciclo seja completo, precisa ter dois ou mais hospedeiros.

Observação: É possível que um cachorro ou gato tenha Leishmaniose, mas eles não são hospedeiros e sim reservatórios.

A transmissão ocorre por meio da picada de insetos específicos (Lutzomyia longipalps) conhecidos no Brasil como mosquito-palha, birigui e outros. O contágio não é feito de pessoa para pessoa.

A leishmaniose cutânea é a forma mais comum de leishmaniose. É uma infecção de pele causada por um parasita unicelular, que dá origem a uma mancha vermelha ou um nódulo.

A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar (palavra de origem da Índia que significa “doença negra”), é uma doença transmitida por mosquito-palha (muito pequeno) e, este mosquito ao picar introduz na circulação do hospedeiro o protozoário leishmania chagasi, a leishmania.

Seus sintomas são:
  • Febre
  • Tremores;
  • Diarreia;
  • Suores;
  • Mal Estar; e
  • Fadiga.
A prevenção da doença consiste na proteção contra as picadas dos insetos, fazendo uso de repelentes de insetos, roupas adequadas, telas nas aberturas e mosquiteiros ao redor das camas.

Doença de Chagas

"A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.

Apresenta uma fase aguda (doença de Chagas aguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva."
Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos. É bastante comum em países da América do Sul, América Central e no México. Alguns casos da doença já foram identificados nos Estados Unidos também.
No Brasil, cerca de três milhões de pessoas estão infectadas com a Doença de Chagas. A boa notícia é que esse número corresponde somente a pessoas que foram infectadas no passado e que continuam com o tratamento da doença. Em 2006, o Brasil recebeu o certificado internacional de interrupção da transmissão da doença.
O parasita pode ser encontrado nas fezes de alguns insetos, principalmente um conhecido como barbeiro, e é um dos maiores problemas de saúde na América do Sul, América Central e também do México. Devido à imigração, a doença também afeta pessoas em outros continentes atualmente.

Os principais fatores de risco para a doença de Chagas são:
  • Habitar em uma cabana onde insetos transmissores vivam nas paredes
  • Morar na América do Sul, América Central ou no México
  • Viver sob condições extremas de pobreza
  • Receber transfusão de sangue ou um transplante de órgão de uma pessoa portadora do parasita, mas que não tenha manifestado a Doença de Chagas.
A doença de Chagas tem dois estágios: agudo e crônico. A fase aguda pode apresentar sintomas moderados ou nenhum sintoma. Entre os principais sintomas estão:
  • Febre
  • Mal-estar
  • Inchaço de um olho
  • Inchaço e vermelhidão no local da picada do inseto
  • Fadiga
  • Irritação sobre a pele
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Náusea, diarreia ou vômito
  • Surgimento de nódulos
  • Aumento do tamanho do fígado e do baço.








Comments

  1. Estou dando um testemunho sobre o Dr.JAMES, o grande Herbalista, ele tem o
    curar todos os tipos de doenças, ele me curou de insuficiência hepática, embora
    Eu passei por sites diferentes. Vi testemunhos diferentes sobre
    Dr. James curando pessoas de doenças hepáticas, então me perguntei por que as pessoas ainda sofrem com isso?
    então decidi entrar em contato com drjamesherbalmix@gmail.com, não acreditava nele
    muito, eu só queria experimentá-lo, ele respondeu meu e-mail e precisava
    algumas informações sobre mim, então eu enviei para ele, ele preparou
    (CURE) e o enviou ao Airfreight Online Courier Service para entrega,
    ele deu meus detalhes ao Courier Office, eles me disseram que 3-5 dias
    Vou receber o pacote e tomei o remédio como prescrito por ele (MANHÃ E NOITE)
    e fui fazer um check-up 1 semana depois que terminei o medicamento, eu estava
    teste negativo, se você está sofrendo de algum tipo de doença, como efeitos no reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença ovariana, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções, doenças hepáticas, doenças autoimunes, Doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pulmonar, MIELOFIBROSE AGUDA, Sintomas de ALZHEIMER, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO E TRATAMENTO DE CABELO, DOENÇAS RENOVADAS TRATAMENTO DE CÉLULAS-TRONCO. .. entre em contato com o Dr. James via: (drjamesherbalmix@gmail.com) ou envie uma mensagem para ele no whatsapp +2548152855846

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Molúscos

Artrópodes

Poríferos