BACTERIOLOGIA
BACTERIOLOGIA
Bactéria: Organismos
simples unicelulares, com tamanho entre 0,2 e 1,5 µm, sendo em média, dez
vezes menores que células eucariontes.
Gram+: As bactérias Gram positivas presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares
Gram-: possuem uma parede de peptidoglicano mais fina em suas paredes celulares.
Ácido Teicóico: São compostos por glicerol-fosfato ou ribitolfosfato, são covalentes ligados ao ácido murâmico
do peptidoglicano, são estruturas eletronegativamente
carregadas. Ele tem a função de aumentar a rigidez e ligar
íons de cálcio e magnésio
e podem ser covalentemente ligados a
lipídeos da membrana e são chamados
assim de ácido lipoteicóicos.
Ácido Lipoproteico: A lipoproteína é o agregado molecular responsável pelo transporte de lípideos em meios líquidos, já que eles não se misturam facilmente com o plasma sanguíneo. Desta forma, as gorduras são revestidas com fosfolipídeos, colesterol e proteínas; a fração proteica é chamada de apoproteína. No organismo humano, são sintetizados no fígado e no intestino delgado.
Fosfolipídeo: Os fosfolipídios são uma classe de lipídeos que são um dos principais componentes da membrana plasmática da célula. Eles podem acabar formando, igualmente na membrana plasmática uma bicamada, já que possuem características anfipáticas.A estrutura da molécula de fosfolipídios geralmente consiste de duas "caudas" de ácidos graxos hidrofóbicas ligadas por meio de um glicerol a uma "cabeça" hidrofílica consistindo de um grupo fosfato.
Peptídeoglicano: É formado por dois tipos de açúcares (o ácido N-acetilmurâmico e a N-acetilglucosamina) e alguns aminoácidos. O peptidoglicano é a estrutura que confere rigidez à parede celular de bactérias, determina a forma da bactéria e a protege da lise osmótica, quando em meio hipotônico
Lipopolisacarídeo: Lipopolissacarídeo (LPS) ou lipoglicano é uma molécula de grandes dimensões constituída de um lípido e um polissacarídeo (carboidrato) ligados por uma ligação covalente.
Membrana plasmática: A membrana plasmática, citoplasmática ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
Lipoarabinomanano: também chamado LAM, é um glicolipídeo.Ácido micólico: Ácidos micólicos são longos ácidos graxos encontrados nas paredes celulares do táxon mycolata (Mycobacterium), um grupo de bactérias que incluem Mycobacterium tuberculosis, o agente causador da doença tuberculose. Eles formam o principal componente da parede celular das espécies mycolata.
Fosfadidilinositol: O Fosfatidilinositol (abreviado PI ou PtdIns) é um fosfolípido que contém o polialcohol cíclico inositol , e é um componente minoritário das membranas celulares eucarióticas e bastante raro nas bactérias .
Comments
Post a Comment