Artrópodes
Eles se caracterizam-se por apresentar apêndices articulares, exoesqueletos (esqueleto externo) formado por um polissacarídeo fibroso chamado quitina, simetria bilateral, corpo segmentado (metameria), sistema digestivo completo, inclusive com glândulas salivares, e sistema circulatório aberto.
Classes dos artrópodes
a) Gafanhoto e libélula.
b) Borboleta e barata.
c) Mariposa e abelha.
d) Percevejo e mosquito.
a) Cordão nervoso dorsal e respiração cutânea.
b) Cordão nervoso ventral e corpo segmentado.
c) Vaso sanguíneo dorsal e respiração traqueal.
d) Vaso sanguíneo ventral e corpo segmentado.
e) Cordão nervoso ventral e vaso sanguíneo ventral.
Classes dos artrópodes
Os mais abundantes animais terrestres são os insetos, com cerca de 900 000 espécies adaptadas para explorar os mais variados tipos de habitat.
Os insetos
Eles possuem asas, são os únicos invertebrados capazes de voar. Essa característica contribui para aumentar sua adaptação à vida terrestre, facilitando a conquista de novos territórios, a fuga ao ataque de predadores, o acesso a mais fontes de alimentos e o encontro de parceiros para o acasalamento. Mas nem todos os insetos possuem asas; é o caso das pulgas, por exemplo.
Ametábolos: Um indivíduo jovem com forma semelhante ao adulto eclode do ovo, não havendo, portando metamorfose. Exemplo: a Traça.
Hemimetábolos: São insetos com metamorfose incompleta: uma ninfa, forma jovem e ligeiramente diferente do adulto, eclode do ovo. A ninfa é destituída de asas e órgãos sexuais desenvolvidos; à medida que as mudas ou ecdises se processam, a ninfa transforma-se na forma adulta, denominada imago.
Holometábolos: Trata-se de insetos como abelha, borboleta, mosca e besouro, com metamorfose completa: uma larva eclode do ovo (a larva é uma forma jovem totalmente diferente da imago, que é outra forma adulta). A larva ingere grande quantidade de alimento e realiza mudas até originar a pupa ou crisálida: essa forma sofre profundas transformações, que só terminam quando o inseto alcança a forma adulta.
Os crustáceos
O termo crustáceo deriva do latim crusta, que significa crosta. Esses animais possuem um exoesqueleto quitinoso, frequentemente impregnado por sais de cálcio, como sucede com os caranguejos e os siris. São animais predominantemente aquáticos, marinhos ou dulcíolas, mas há espécies terrestres, como o tatuzinho-de-jardim, que possui hábito de enrolar o corpo quando ameaçado.
Principais características dos crustáceos:
- Têm o corpo normalmente dividido em cefalotórax e abdome
- São dotados de número variável de pernas, geralmente cinco pares, e dois pares de antenas.
- Algumas espécies são filtradoras, alimentando-se de microrganismos e de detritos orgânicos diversos que se encontram em suspensão na água; outras, são carnívoras e se nutrem de animais que capturam ou mesmo de cadáveres em decomposição.
Lagostas, camarões, siris e carangueijos estão entre os crustáceos de grande importância para o ser humnao, uma vez que são largamente utilizados como fonte de alimento. Além disso, são fundamentais para o equilíbrio biológico do ecossistema aquático, já que servem de alimento para muitos outros animais.
Os aracnídeos
Fazem parte desse grupo de artrópodes as aranhas, os escorpiões, os áscaros e os carrapatos.
Animais de vida basicamente terrestre, os aracnídeos:
- têm o corpo geralmente dividido em cefalotórax e abdome;
- possuem quatro pares de pernas;
- são destituídos de antenas e de mandíbula.
Aranhas
Predadoras de animais diversos, as aranhas apresentam:
- no cefalotórax - dois pares de apêndices ao redor da boca: o primeiro par é representado pelas quelíceras, estruturas afiadas e pontiagudas que servem para capturar e paralisar a presa pela inoculação de veneno; o segundo par é representado pelos pedipalpos, estrutura associada com a manipulação de alimento, ou seja, o corte e a mastigação; nos machos, a extremidade dilatada dos pedipalpos sere para armazenar e transferir espermatozóides para o corpo das fêmeas;
- no abdome - as fiandeiras, estruturadas associadas a glândula secretoras de fios, com os quais promovem a confecção de teias ou de casulos para ovos.
Escorpiões
Assim como as aranhas, os escorpiões são predadores deanimais diversos.
Seu corpo divide-se em:
- cefalotórax - onde se localizam as quelíceras, estruturas que servem para triturar o alimento, os pedipalpos, estruturas que atuam como pinças prensoras, que servem para agarrar as presas, e quatro pares de pernas.
- abdome - em cuja extremidade se localizam as glândulas de veneno, numa dilatação denominada télson, portadora do aguilhão, que é a estrutura inoculadora de veneno.
Áscaros e carrapatos
Os áscaros constituem um grupo que pode causar prejuízos de ordem econômica e ecológica para ser humano, pois se comportam geralmente como parasitas de plantas e animais. Muitas espécies de ácaros comprometem significamente a produtividade das safras agrícolas.
Os carrapatos são hematófogos que sugam o sangue de animais diversos, inclusive do ser humano. Assim, podem comprometer a saúde humana, além de provocar prehuízos econômicos consideráveis ao parasitar animais de criação, como boi, o cavalo, o porco, etc.
Quilópodes (centopéias) e diplóides (embuás)
Os quilópodes são animais terrestres com o corpo dividido em cabeça e um tronco longo. O primeiro par de apêndices do tronco constitui as forcípulas, estruturas adaptadas para inocular um veneno capaz de paralisar suas presas, principalmente insetos. Possuem um par de pernas em cada anel e são carnívoros.
Os diplóides são animais terestres, herbívoros, com o corpo dividido em cabeça, um pequeno tórax e um abdome longo. Possuem dois pares de pernas em cada anel. Assim como os quilópodes, os diplópodes são animais dióicos.
1. O contexto da tirinha é que eles passam por fazes diferentes em cada momento da vida, logo depois de nascerem eles ficam a maioria fica em um estágio, depois ao um segundo estágio até que finalmente ficam adultas.
2. (Fuvest-SP) Metamorfose é a transformação do estágio jovem para o adulto. Alguns insetos têm metamorfose completa (holometábolos), em outros a metamorfose é incompleta (hemimetábolos). Quais insetos exemplificam o primeiro e o segundo tipo de metamorfose, respectivamente?
a) Gafanhoto e libélula.
b) Borboleta e barata.
c) Mariposa e abelha.
d) Percevejo e mosquito.
e) Besouro e mosca.
3. (UEL-2004) Anelídeos e artrópodes possuem características anatômicas e fisiológicas comuns, o que reforça a hipótese de parentesco evolutivo entre esses grupos de invertebrados. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas dessas características comuns:
a) Cordão nervoso dorsal e respiração cutânea.
b) Cordão nervoso ventral e corpo segmentado.
c) Vaso sanguíneo dorsal e respiração traqueal.
d) Vaso sanguíneo ventral e corpo segmentado.
e) Cordão nervoso ventral e vaso sanguíneo ventral.
4. (Unesp) Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e do agente causador são, respectivamente:
a) leishmaniose, mosquito anófeles e Leishmania brasiliensis.
b) úlcera de Bauru, mosquito cúlex e Plasmodium vivax.
c) doença do sono, mosca-tsé-tsé e Trypanossoma cruzi.
d) doença de Chagas, barbeiro e Trypanossoma gambiensis.
e) úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmania brasiliensis.
5. (FUVEST)
a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.
Presença de apêndices articulados, exoesqueleto de quitina e corpo segmentado.
b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos.
Crustáceos possuem dois pares de antenas, cinco pares de patas ou mais.
Insetos possuem um par de antenas, três pares de patas.
Aracnídeos não possuem antenas, possuem quelíceras e pedipalpos e quatro pares de
patas
6. (UNESP) Insetos e crustáceos pertencem ao filo Arthropoda. Descreva três características que os diferenciam.
Crustáceos possuem dois pares de antenas, cinco pares de patas ou mais vivem em água salgada ou doce;
Insetos possuem um par de antenas, três pares de patas vivem na terra.
7. (UNESP) - O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas. Cite:
a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;
Presença de apendices articulados e corpo seguimentado
b) duas características que os separam em classes distintas.
Divisão do corpo em cabeça, tórax e abdome para os insetos e cefalotórax e abdome para os crustáceos.
8. (FUVEST) Os animais que conversam na tira abaixo pertencem ao filo dos artrópodes. Apesar de carica¬turas, é possível perceber três características externas que os distinguem de qualquer inseto.
a) A que classe pertencem os animais citados?
Arachinida
b) Quais as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos insetos?
Não possuem antenas, possuem oiro patas e a sua respiração pulmotraqueal.
Comments
Post a Comment