Os nematelmintos
Os nematelmintos
Os nematelmintos (ou nematoides), são vermes dotados de corpo cilíndrico, alongados, afiliado nas extremidades e não segmentado. Podendo ter vida livre em ambientes terrestres ou aquáticos, ou atuar como parasita de plantas e animais diversos, incluindo o ser humano.
O corpo desses animais é geralmente dotado de uma cutícula protetora envolvente de grande resistência. A cutícula serve para proteger contra o atrito com as as partículas do solo. E também protege de ações de agentes químicos produzidos pelo hospedeiro.
Por não possuir sistema respiratório e cardiovascular, o sistema digestório é completo, com boca e ânus, fato verificado pela primeira vez na escala evolutiva animal. O sistema digestório completo oferece aos animais a vantagem de permitir que o alimento se desloque em um único sentido ao longo do tubo digestório, contribuindo para uma diferenciação crescente dos órgãos digestórios, com regiões especializadas na aquisição de alimentos, digestão, absorção de nutrientes e eliminação de fezes.
A reprodução nos nematelmintos é sempre sexuada, amaioria é dioica (sexos separados). Os ovos são muito resistentes aos ambientes e as larvas são desprovidas de cílios e flagelos.
Obs.: Os nematelmintos são animais com simetria bilateral, triblásticos e pseudocelomados, pois a mesoderme reveste apenas parcialmente a cavidade interna do corpo.
ASCARIS LUMBRICOIDES:
Popularmente conhecido como lombriga, o Ascaris lumbricoides causa a doença chamada ascaridíase. As fêmeas adultas, cerca de 20 a 40 cm, são maiores que os machos, cerca de 15 a 25 cm. Esses vermes vivem no intestino delgado humano, onde exercem ação espoliativa e provocam reações alérgicas, cólicas, náuseas e oclusão intestinal.
Acompanhe pela imagem a vida da lombriga
Acylostomose duodenale
3) Uma maneira de erradicar esse flagelo do Brasil seria colocar uma série de medidas de prevenção como tomar apenas água filtrada ou fervida, fazer limpezas na casa e no terreno, lavar as mãos, cortar as unhas, não colocar a mão na boca, etc
1) O ciclo da Taenia saginata e Taenia solium acontece quando os bois (Taenia saginata) ou porcos (Taenia solium) que estão infectados pelas larvas Cisticerco, essas larvas vão em busca de áreas de oxigênio no animal, como no pulmão, músculos, etc. Se você comer a carne desses animais infectados que possuem ovos dessa larva de forma mal passada ou crua, a larva não é morta e vai se desenvolver no corpo humano, além de causar vários sintomas como falta de apetite, enjoos, etc. Assim, o ser humano vai liberar proglótides gravídica que seria um pedaço da tênia cheio de ovos pelas fezes e caso ele defeque no mato, o boi e o porco são infectados com os ovos da larva e começa o ciclo novamente mas para evitar que os humanos se infectem com a parasita Taenia saginata e Taenia solium, é preciso não comer a carne mal passada ou ver a procedência da carne.
2) Os vermes da teníase humana pertencem ao filo platelmintos que possuem diversas características evolutivas comparados aos grupos passados, como possuir uma simetria bilateral que é uma divisão ilusória no corpo de um animal em que fica simetricamente iguais, há ausência de celoma que é uma cavidade que contém uma quantidade grande de um líquido que é protegida pelo revestimento total da cavidade pela mesoderme, em vez de serem animais diblásticos que tem apenas dois folhetos embrionários que são representados pela ectoderme e endoderme, eles são animais triblásticos que tem três folhetos embrionários sendo representados pela ectoderme, endoderme e mesoderme, são ametaméricos e possuem um sistema digestório incompleto ou ausente como no caso dos vermes da teníase humana, seu sistema excretor é composto pelos protonefrídeos que são túbulos ramificados com uma célula excretora na extremidade, a respiração é feita de forma cutânea já que é executada pela superfície do corpo através de um mecanismo usado pelo próprio animal chamado de difusão e tendo esse mecanismo, o animal tem uma pele com muitos vasos sanguíneos e por isso esses animais não possuem sistema circulatório, eles possuem um sistema nervoso centralizado e ganglionar e desses dois gânglios nervosos, saem dois cordões que se expandem pelo corpo, além de outras características evolutivas.
3) Os Platelmintos não possuem um sistema circulatório, fazem respiração cutânea, são acelomados e em vez de serem animais diblásticos que tem apenas dois folhetos embrionários que são representados pela ectoderme e endoderme, eles são animais triblásticos que tem três folhetos embrionários sendo representados pela ectoderme, endoderme e mesoderme
4) A outra doença que pode ser transmissível pela Tênia Solium é a teníase que é adquirida pelo homem quando ele ingere carne com o cisticerco (larva) e este evolui para a forma adulta no intestino delgado. O verme adulto se fixa e começa a expelir os ovos e proglótides, que são excretados nas fezes humanas e podem contaminar o solo, a água e os alimentos. Uma medida profilática que evitaria a aquisição desta doença é o uso de instalações adequadas, impedindo, assim, que as fezes humanas entrem em contato com os animais hospedeiros.
Comments
Post a Comment