Reino Proctoctista

Reino Protoctista

Protista ou Protoctista é um reino de organismos eucariontes. Inclui todos os eucariontes que não podem ser classificados como parte dos reinos Animalia, Plantae ou Fungi. Eles são:

  • Unicelulares, possuem apenas um núcleo; e
  • Eucariontes, a única célula é bem organizada (complexa).

Célula Eucarionte, célula mais complexa.

Resultado de imagem para célula procarionte
Célula Procarionte, célula mais primitiva.

Protozoa ou Protozoários(do latim proto "primeiro" e zoon "animal") são heterótrofos, não produzem seus próprios alimentos; geralmente vivem isolados ou formam colônias; habitam os mais variados tipos de ambientes; e alguns deles são parasitas dos seres humanos.

CLASSIFICAÇÃO DOS PROTISTAS

Os protozoários são classificados de acordo com o seu método de locomoção.

Rizópodes: locomoção por pseudópodes, que são pseudo-pés(pés falsos);


Ciliados: locomoção através de cílios;


Flagelados: locomoção através dos flagelos; e


Esporozoários (ou apicomplexos): não possui sistema de locomoção.


A reprodução pode ser por

Bipartição - Reprodução Assexuada, a célula se divide, originando duas células geneticamente idênticas.
Reprodução Sexuada:

Digestão Intracelular

Ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos (onde se encontra o alimento a ser digerido)através das enzimas lisossômicas.

A membrana plasmática possui várias maneiras de absorver e eliminar substâncias. Absorver substâncias de que a célula necessita e eliminar resíduos.

Substâncias muito pequenas da ordem da própria membrana plasmática, podem passar através da bicamada lipídica da membrana por difusão ou osmose.

Enquanto moléculas um pouco maiores, precisarão da ajuda de proteínas presentes na membrana para realizar o transporte destas de um lado para outro da membrana plasmática e esse processo é chamado de difusão facilitada.

Difusão Simples:

Nas células, muitas partículas (como de gás carbônico e as de oxigênio) atravessam a membrana plasmática da região de maior concentração para a região de menor concentração por difusão simples. Em geral, essas partículas são lipossolúveis, isto é, solúvel em lipídios (como os que formam a própria membrana plasmática). Esse movimento ocorre sem gasto de energia, e a velocidade de passagem das partículas é diretamente proporcional ao gradiente de concentração.
Difusão Facilitada:

Existem partículas que atravessam a membrana plasmática a favor do gradiente de concentração (ou seja, da região mais concentrada para a menos concentrada) sem gasto de de energia, mas com velocidade superior à velocidade da difusão simples, o que indica a existência de moléculas transportadoras que funcionam como canais de passagem. Os canais de passagem são proteínas que se ligam especificamente às partículas transportadas, de forma semelhante à que ocorre com uma enzima e seu substrato.



Osmose:

É um tipo particular de difusão simples, envolvendo apenas partículas de solvente, em que, nos sistemas biológicos, corresponde à água. Em outras palavras a Osmose é o movimento do solvente (H2O) do meio hipotônico para o hipertônico, através de uma membrana semipermeável, sem gasto energético

Comments

Popular posts from this blog

Molúscos

Artrópodes

Poríferos